A minha experiência com a Constelação Familiar de Bert Hellinger.

Constelação Familiar Constelação Sistêmica a minha experiência com constelação familiar de Bert Hellinger
 

Você já deve ter ouvido falar de Constelação Familiar. Um amigo ou amiga já deve ter feito e comentado com você. Ou talvez um parente, que parecia bastante empolgado com a experiência. Ou talvez você simplesmente tenha lido algum texto sobre isso.

Se você for parecido comigo, talvez sua primeira reação tenha sido de completa desconfiança. Foi como eu me senti na primeira vez que ouvi sobre a constelação familiar, que me foi contado através de um primo.

Frase Bert Hellinger Constelação Familiar Constelação Sistêmica


Na época, pensei comigo que se tratava de um meio desonesto, que havia sido inventado para tirar dinheiro das pessoas com alguma carência afetiva. Fiquei com minha opinião por uns dois anos.

Sim, a ignorância tem seu preço.

Até que, em uma tarde, um livro de Bert Hellinger caiu em minha mão. “Um lugar para os excluídos” foi minha porta de entrada para esse conhecimento clareador, desafiador e abundante que é as Constelações Familiares de Bert Hellinger.


Veja o vídeo com os consteladores Antônio e João

da Heinzen e Silva Constelação Sistêmica sobre as primeiras experiências no campo das Constelações.


No livro, uma coleção de entrevistas do psicoterapeuta à Gabriele Ten Hövel, ele era confrontado pelas perguntas afiadas da jornalista. E eu, a cada nova resposta que lia, percebia que o sentido trazido pelo conhecimento de Bert é muito mais profundo e verdadeiro do que eu ignorava inicialmente.

Hoje percebo que os dois anos foram necessários para que eu tivesse tempo de chegar nas Constelações Familiares preparado para dar um primeiro passo rumo ao conhecimento e vivências que esse caminho nos permite alcançar.

Hoje percebo que minha ignorância também estava a meu serviço. Paciente, ela me deu o tempo necessário para me preparar para acessar com um pouco mais de maturidade o conhecimento que estava se apresentando a mim (e que está disponível a qualquer um). E dessa forma, foi possível eu começar a me desenvolver neste caminho.

Frase bert Hellinger constelação familiar constelação sistêmica

Fiz minha constelação, participei de muitos grupos com diferentes facilitadores e diferentes visões, fui buscando (e permaneço buscando) trilhar meus passos nesse caminho.

Quanto mais participava de encontros e workshops, mais sentido fui encontrando neste conhecimento, compreendendo um pouco mais dos movimentos da vida, da sua complexidade, e de como por vezes perdemos informações que esse fluxo nos apresenta e nós não enxergamos, por estarmos enredados em muitos outros assuntos.

Alguns meses depois da minha primeira constelação, entrei para a formação e então mergulhei nas vivências proporcionadas pelo curso, através da Constelação Familiar e Sistêmica de Bert Hellinger no Instituto Ipê Roxo, em Florianópolis.

Como aluno, fui sentindo e aprendendo a escutar as percepções que podemos acessar de nossa longa história de antepassados, utilizando estes conhecimentos para caminhar no meu desenvolvimento, entrando em contato com um significado mais profundo da vida, dos seus movimentos, do meu papel, das minhas responsabilidades.

frase bert hellinger constelação familiar constelação sistêmica

Fui aprendendo a olhar com mais paciência para a minha humanidade, minhas falhas e dificuldades. Acabei por descobrir um lugar onde é possível crescer e se desenvolver.

Como esse caminho é cheio de surpresas, nesse tempo tive a oportunidade de estar com Bert Hellinger, em seu seminário em São Paulo e na Alemanha, aprendendo direto com a fonte, aproveitando do seu campo como o primeiro a perceber as Constelações familiares. Aquilo que começou como uma busca pessoal acabou encontrando o desejo de desenvolver também um lado profissional com as constelações.

Hoje, tenho meus aprendizados nesse campo como uma grande ferramenta na minha vida e no meu trabalho. Utilizo diariamente para seguir compreendendo meu lugar no mundo e minha caminhada. E desde a conclusão do curso, iniciei meu trabalho como constelador juntamente com Antonio Heinzen Filho, grande parceiro neste serviço.

Quem entra em contato com a constelação logo percebe que este é um movimento da própria vida, e que todos já estamos em contato com ele. Não é benefício de um. É algo que está disponível para todos.

Agora, neste instante. Para todos aqueles que desejarem entrar em contato com aquilo que já lhe pertence.

 
 

Fale conosco

Utilize o formulário abaixo para falar com a gente.

Nome *
Nome
DDD+número