Constelação Familiar: quando repetimos destinos difíceis.

COnstelação Familiar Quando repetimos destinos difícieis Constelação Sistêmica Heinzen e Silva
 

Os estudos de Bert Hellinger trazem o conhecimento das influências do sistema familiar para todos os integrantes que fazem parte dele.

Em um nível mais superficial, isto é bastante lógico. Basta pensar no relacionamento como pais e filhos, ou até mesmo entre avós e netos. A convivência diária com certeza exerce influência através dos gestos, histórias e acontecimentos.

Mas o psicoterapeuta alemão fala algo que vai além disso: há uma influência que existe que vai além da convivência. Como por exemplos entre membros da família que não se conhecem ou que por algum motivo não compartilham do dia a dia.

Ao pertencer a um sistema familiar, recebemos influência deste grupo em nossa vida. Mesmo daqueles que não conhecemos ou não convivemos.

Ao pertencer a um sistema familiar, recebemos influência deste grupo em nossa vida. Mesmo daqueles que não conhecemos ou não convivemos.

O campo familiar

Imagine que todas as experiências vivenciadas por um sistema familiar estão contidos numa consciência — um banco de dados — invisível, que está acessível a todos os integrantes de um sistema. Este é o campo familiar.

Esse campo possui todas as informações vividas por uma família e seus integrantes estão expostos à ela. Essa influência é exercida para além do nosso julgamento moral, e todas as experiências tem o mesmo valor.

Os laços do amor estão à serviço da cura familiar.

Assim, o sucesso comercial de uma iniciativa de um integrante não se difere de um vício em drogas de outro. São conhecimentos, que construíram a história e a força daquele sistema. Todas essas experiências contribuíram para que o sistema seguisse adiante.

Quando elas se manifestam em nosso sistema, percebemos elas como dor ou prazer. As que percebemos como positivas, não nos movem para uma busca mais aprofundada. As que geram dor, rapidamente nos faz iniciar seu processo de exclusão. Não aceitamos sua presença e isso a torna cada vez mais presente.

Onde começa a repetição?

Bert Hellinger descreve que a repetição é uma tentativa de dessa consciência familiar de restabelecer a ordem, o equilíbrio e o pertencimento entre os integrantes de um sistema.

Ao promover a repetição, o sistema se defronta com uma nova possibilidade de lidar novamente com a situação, como uma solução que abarque a todos, sem exclusão, sem desequilíbrio e sem quebra de lugar.

Com o coração aberto, podemos perceber que a repetição está à serviço do caminho familiar, de seu seguir adiante. Mas como experimentamos muitas vezes essa repetição como uma dor, é difícil vivenciarmos ela como uma verdadeira possibilidade de mudança. Mas se tivermos a disponibilidade de olhar para ela dessa forma, a força que muitas vezes está escondida nestas situações nos impulsiona para frente como poucas coisas na vida.

Essa consciência que abrange a todos, como dito antes, não reconhece o julgamento moral que muitas vezes temos em relação aos nossos movimentos na vida. Uma experiência “é”, com tudo que faz parte dela.

Constelação Familiar Constelação Sistêmica Bert Hellinger

Nós a experimentamos na dualidade

Para nós, e nosso julgamento moral de tudo que nos rodeia, é difícil perceber todo o aprendizado e força que está contido nas nossas experiências. Mesmo nas mais difíceis.

A dualidade é nossa ferramenta para percepção das nossas experiências

Como seres humanos, percebemos o mundo ao nosso redor pelo contraste. John Ruskan traz em seu livro “Purificação Emocional” uma explicação clara desse processo:

“A dualidade é, simplesmente, a natureza da percepção e do sentimento; não uma forma de punição. A mente percebe sentindo um par de complementos. Quando alguma coisa afeta a mente, ela também precisa ter uma experiência de intensidade semelhante com um complemento — não simultaneamente, mas próxima no tempo — para chegar a ter consciência dela.”

Dessa forma, os contrastes de sentimentos nos servem para que possamos integrar a nos apropriar das experiências. Quando excluímos o pesado, também não permitimos que a força positiva desta experiência seja integrada e faça parte da do nosso caminhar adiante.

A repetição como nova oportunidade

Então, quando um sistema familiar se encontra em desequilíbrio em umas das 3 leis da vida em relação a algum de seus integrantes, o membro que está em desequilíbrio é lembrado através da repetição do ato que causou sua exclusão, por exemplo.

Esta é uma simplificação para fim de compreensão. As dinâmicas são muitas, mas o fundo é este: regular o sistema com base nas 3 leis.

Através da repetição, o sistema é levado a olhar novamente a algo que não foi completamente “digerido”. É colocado novamente em contato que ainda precisa ser olhado para que possa tomar seu lugar e liberar a todos a seguir a diante.

Como sistema, ele não se percebe em suas partes separadas, mas somente como um todo. Por isso, o sintoma em um integrante passa a ser sentido por todo o sistema.

Um sistema é composto por muitas partes.

constelação familiar constelação sistêmcia bert hellinger

Uma forma de sair do ciclo de repetição

Um sistema é estruturado em relações de amor. O amor liga o homem e a mulher. Por sua vez, do amor vem os filhos e estes também se ligam ao sistema por amor.

Muitas vezes esse amor nos leva a desafios e dores, e geralmente porque estamos ainda envolvidos em um amor infantil. É um amor que deseja salvar, que busca o papel de herói.

A repetição tem uma maior chance de cessar se pudermos realmente olhar para o que ocorre. Sem truques. Não é a fala que alteram os fatos, mas o real estado da nossa consciência interna.

Quando aceitamos internamente, sem o desejo de mudar a situação, estamos mais próximos de nos desvincular dela, se assim for possível. Este processo é longo, porém recompensador.

A constelação familiar ajuda neste processo, ao dar uma oportunidade de olhar para a questão para além do que percebemos no dia a dia. Com esta informação e esta vivencia, estamos mais próximos de tomar nosso caminho nas mão, e como adultos e responsáveis, seguir adiante.


 
 

Fale conosco através do formulário abaixo

e tire suas dúvidas sobre Constelação Familiar de Bert Hellinger.

Nome *
Nome
DDD+número