Como atua a lealdade ao nosso Sistema Familiar

constelação familiar constelação sistêmica bert Hellinger

O olhar da Constelação Familiar para o que atua no nosso interior e que nos faz repetir o que foi difícil em nossa história.


Somos fruto de um sistema familiar composto por muitas pessoas, há muitas gerações. Nós somos os últimos a chegar, e antes de nós os nossos pais, antes deles nossos avós, e antes deles nossos bisavós, a assim por diante.

Essa linhagem remonta a muito tempo atrás, numa união de histórias e vidas que muitas vezes, sequer temos conhecimento.

Você, por exemplo, já parou para pensar no caminho que a vida fez para chegar até você?

Esse caminho feitos por nossos antepassados, através de uniões e felicidades, mas também de momentos difíceis e dor está contido naquelas informações que nos compõe. E nós somos influenciados por estas informações, em nosso inconsciente, através da nossa lealdade familiar.

Constelação Familiar Constelação Sistêmica Bert Hellinger


O que é a lealdade familiar?

Em seu significado, é fácil compreender o que é a lealdade familiar. Porém vamos ampliar um pouco dentro do olhar da Constelação Familiar, que fala dos efeitos desta dinâmica que atua em nosso interior.

A lealdade familiar é algo que atua no nosso inconsciente, que nos coloca de encontro com as leis de Hellinger para os relacionamentos: Ordem, Equilíbrio e pertencimento.

A lealdade é um vínculo profundo que temos com o nossos sistema familiar. Ele existe e atua mesmo que num nível superficial negamos nossa família. Na verdade, nosso nascimentos dentro do nossa família faz com que esse mecanismo de lealdade exista.

Aqui, por lealdade, pode-se entender que nos colocamos à disposição para “corrigir” tudo que coloca a existência do sistema familiar em perigo. Essa força atua em nosso inconsciente.

Essa disponibilidade atua de forma inconsciente e é a fonte de muitas dificuldades que vivenciamos em nossa vida, uma vez que nos colocamos de encontro com coisas com as quais não detemos a possibilidade de resolução.

É isso que Bert Hellinger observou na sua experiência como terapeuta e no desenvolvimento da Constelação Familiar.

A lealdade e a repetição.

Dentro do nosso sistema familiar, quando estamos inconscientes desta lealdade, esse mecanismo nos toma através de nossas ações e emoções para garantir que a ordem (respeito ao lugar de cada um no sistema), o equilíbrio ( harmonia entre o dar e o tomar nas relações) e o pertencimento (assegurar o “fazer parte” de cada individuo ao sistema familiar em questão) sejam assegurados a todos que estão neste sistema.

Isso muitas vezes, nos leva a repetir determinados padrões familiares que resultam em dificuldades na vida.

E muitas vezes, até quando conscientemente rejeitamos certas atitudes. (P.S.: rejeitar é uma palavra que está no campo de ação da exclusão, e como nos ensina Hellinger, aquilo que rejeitamos aparece com mais força em nossa vida)

Repetimos pois dessa forma honramos aqueles que vieram antes, em seu sofrimento. Dessa forma, não nos “atrevemos” a fazer diferente daquilo que foi feito anteriormente por nossos antepassados. Dessa forma permanecemos inocentes, e seguimos com o sentimento que nosso pertencimento está assegurado.

Constelação Familiar Constelação Sistêmica Bert Hellinger

O respeito que não precisa repetir

Porém, podemos compreender que ser leal não exclui da nossa responsabilidade com nossa vida e nosso caminhar adiante. Podemos tomar atitudes diferentes, se tivermos respeito pelo que aconteceu antes.

A atitude de agir diferente com base no respeito e honra com o que foi possível aos antepassados é uma grande força para a vida e para o amadurecimento.

O oposto é quando fazemos este movimento como uma exclusão do que aconteceu antes, ou nos sentirmos superiores àquele que tomaram um caminho diferente. Estas são formas sutis de exclusão e nos colocarão novamente em contato com o que foi difícil.

Cada experiência, seja ela boa ou ruim, seja para nós ou nossos antepassados, serviram para que algo fosse alcançado. E todas estas experiências tem um lugar naquilo que formou a nossa história familiar.

Negar não é a solução. Um bom caminho passa pela integração e amadurecimento do sistema familiar.


Navegue no site pelos link abaixo.


Gostaria de Constelar seu tema?

Entre em contato pelo formulário abaixo ou pelo telefone (48) 99936.8221.

Nome *
Nome
DDD+número
 

Conheça nosso Instagram


Participe da Imersão em Constelação Familiar conosco. Saiba mais no vídeo abaixo.


Assuntos populares no blog