Como acontece uma Constelação Familiar?

Como Acontece a Constelação Familiar Bert Hellinger

Saiba um pouco mais sobre o que é, como acontece um atendimento e quais as finalidades dessa forma de terapia breve.


A Constelação Familiar é um conhecimento com aplicação terapêutica trazido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.

Ela fala principalmente como somos influenciado de forma inconsciente pela história do nosso sistema familiar. Essa influência não fica restrita àqueles que fazem parte de nossa convivência, mas toda nossa rede familiar de antepassados.

A influência mais direta pode acontecer em um intervalo de 4 gerações. Porém, cada vez que determinado acontecimento difícil se repete, sua influência se renova nas gerações futuras.

Por isso, quando conseguimos curar algo em nossa vida, não fazemos somente para nós. Aqueles que virão — filhos, netos, bisnetos, etc — após também serão beneficiados.

A influência do Campo familiar

Todos os acontecimentos dentro de uma rede familiar ficam registrado em um campo de informações. Rupert Sheldrake, um biólogo inglês, nomeou isto de “Campo Morfogenético”.

Este campo nos influencia de forma direta, todos os dias. É deste campo que recebemos as informações que nos colocam em rota de repetição de situações familiares difíceis, mesmo quando não convivemos ou não sabemos racionalmente do acontecimento. É uma influência silenciosa que atua no nosso inconsciente.

Porém percebemos claramente seus efeitos: nas nossas dificuldades, nas nossas dores, na nossa saúde. Enfim, em muitos aspectos da nossa vida.

Como acontece a constelação Familiar constelação sistêmica Bert Hellinger

Além disso, Hellinger observou que este campo também rege os relacionamentos com base em 3 parâmetros: Ordem, pertencimento e equilíbrio.

Assim, sempre que no relacionamento familiar alguém está fora do seu lugar de direito, ou fora de ordem (por exemplo um filho que se coloca acima de seus pais, por qualquer motivo que seja), ele e o sistema experimentarão um tensionamento, que é percebido como dificuldade.

Também, quando por qualquer motivo, uma pessoa que nasceu em um sistema tem seu direito de pertencimento negado (uma situação comum é a exclusão de filhos abortados), o sistema também experimentará um tensionamento, até que o pertencimento na alma da família seja restaurado.

E em terceiro, quando não é respeitado o equilíbrio ou a busca de equilíbrio nos relacionamentos, o sistema familiar será tensionado. Um exemplo comum desta quebra é em relacionamentos afetivos, quando um dos parceiros doa-se muito ao outro e se permite receber pouco em troca.

Olhar para os relacionamentos

Estas são características dos relacionamentos que Hellinger descobriu que atuam de forma direta, quer nós tenhamos consciência delas ou não.

Uma boa parte de nossas dificuldades na vida surgem da quebra dessas leis em nossos sistema familiar. E uma forma de olhar para isso é através da Constelação Familiar.

Quando um cliente vem para o atendimento em um Workshop de Constelação, ele traz um tema que deseja olhar.

Pode ser uma dificuldade pessoal na sua vida afetiva, no seu trabalho, na sua saúde ou nas suas emoções. Este é o tema que é a porta de entrada para que seja possível olhar para o emaranhamento familiar que atua na dificuldade do cliente pela Constelação Familiar.

como acontece a constelação familiar constelação sistêmica bert Hellinger 2

O atendimento

No primeiro momento, o cliente se senta ao lado dos facilitadores, se conecta com seu tema e então fala de forma breve para o facilitador. De forma sucinta, sem muitas informações. Caso seja necessário alguma informação adicional, o facilitador pergunta para o cliente.

A partir do tema colocado pelo cliente, alguns representantes são escolhidos para determinados papéis relacionados com o tema.

Aos representantes são indicados que sigam as sensações que surgem no seu corpo, onde pode vir o impulso de sentar, se afastar ou aproximar ou mesmo alguma emoção.

Desses movimentos, é possível observar algumas dinâmicas de relacionamento familiar que estão ligadas ao tema trazido pelo cliente. E desta forma, uma nova informação chega para os presentes.

A dinâmica se desenvolve até o ponto onde o essencial é visto. O cliente, acompanhado pelo facilitador durante o atendimento, saí de uma constelação com algo que poderá auxiliá-lo no seu tema, se assim ele desejar.

Um trabalho breve e valioso

A Constelação Familiar é um trabalho breve, que ocorre em um encontro e não prevê acompanhamento. Foi dessa forma que este trabalho tem sido aplicado a mais de 40 anos, e assim seus melhores resultados tem sido observado.

É também um trabalho muito valioso, que os clientes descrevem como uma grande possibilidade de desenvolvimento pessoal e de ampliação de consciência.

“Muita coisa mudou em minha vida desde então. Entre elas: maior clareza e discernimento nas “PERCEPÇÕES” quanto a minha “POSTURA” diante de vários aspectos de minha vida e desta forma, fazer as mudanças necessárias para ter mais tranquilidade, fluidez e sucesso em minhas questões pessoais, familiares e sociais.” Márcia.

Este conhecimento tem ampliado sua aplicação para consultoria empresariais, processo de conciliação e casos judiciais, na abordagem da saúde sistêmica e também na pedagogia.


Navegue no site pelos link abaixo.


Gostaria de Constelar seu tema?

Entre em contato pelo formulário abaixo ou pelo telefone (48) 99936.8221.

Nome *
Nome
DDD+número
 

Conheça nosso Instagram


Participe da Imersão em Constelação Familiar conosco. Saiba mais no vídeo abaixo.


Assuntos populares no blog