A história de Bert Hellinger

Bert Hellinger

Conheça a história do pai da Constelação Familiar, Anton Suitbert Hellinger.


 

Anton "Suitbert" Hellinger ou Bert Hellinger nasceu em 16 de dezembro de 1925 em Leimen, Alemanha. Foi o segundo de três filhos de Albert Hellinger e Anna Hellinger.

Infância

Aos 10 anos, Hellinger foi mandado para o internato em Lohr, onde passou os próximos 5 anos. Ele descreve esse período como o melhor período de sua infância e juventude.

 
Albert e Anna Hellinger, pais de Bert.

Albert e Anna Hellinger, pais de Bert.

Bert Hellinger aos 14 anos (1940)

Bert Hellinger aos 14 anos (1940)

 

Em 1940, o internato é transformado em hospital militar, e com isso, Hellinger é transferido para o Friederichgymnasium, em Kassel.

Juventude

Em 1943, ele é selecionado como soldado, para servir no exército alemão. Um ano depois, virou prisioneiro de guerra na França, onde posteriormente conseguiu escapar e retornar para Alemanha.

Em 1946, ela entra para a ordem de Marianhiller, como estudante de teologia. E em 1947, ele se torna seminarista nesta mesma ordem em Würzburg. 

Em 1952, Hellinger é ordenado padre e é enviado para a diocese Marianhiller próximo a Durban, na África do sul. Lá, na Universidade Pietermaritzburg, ele dá continuidade a seus estudos. Neste momento, ele concluiu seus estudo de formação como professor na África do Sul.

 
Detalhe em verde destaca Bert Hellinger em seu serviço como padre.

Detalhe em verde destaca Bert Hellinger em seu serviço como padre.

 

Em 1956 ele se torna diretor de uma escola seminarista, para estudantes que desejavam se tornar sacerdotes.

Dinâmica de grupo

Em 1958, se tornou missionário, também na África do Sul, onde aprendeu a língua do povo zulu e se tornou um tradutor entre esse povo e os missionários. Este é um trabalho ao qual Bert Hellinger se entregou com grande dedicação.

Em 1966 se tornou diretor do Saint Francis College, e um pouco antes disso, teve seus primeiros contatos com dinâmicas de grupo realizadas por sacerdotes da igreja anglicana. 

Em 1969 ele retorna para Alemanha, onde atua como diretor do Seminário da Ordem de Marianhiller em Würzburg. 

 
Bert Hellinger à direita.

Bert Hellinger à direita.

 

Neste mesmo período, ele inicia seu contato com a psicanálise e com o estudo da psicologia, na Universidade de Würzburg.


“Quando voltei à Alemanha, em 1969, passei a ministrar treinamentos em dinâmicas de grupos, mas logo notei que isso não me bastava. Por isso, fiz em Viena uma formação em Psicanálise, que também me deu muita coisa” Bert Hellinger

Oferecia cursos e dinâmicas de grupo e se tornou formador do grupo de trabalho para dinâmicas de grupo e psicologia de grupo na Alemanha. 

Psicanálise

Participou do grupo de trabalho de psicanálise em Viena em 1971, onde agregou o conhecimento que havia acumulado até ali.

Neste mesmo ano, Hellinger deixou a ordem de Marianhiller, casou-se com sua primeira esposa, Herta e iniciou seu trabalho como psicoterapeuta. Em pouco tempo, se tornou um dos principais terapeutas de grupo na Europa. 

Em 1974, Hellinger vai para os Estados Unidos para estudar a Terapia Primal, Gestalt e terapia transacional e análise de script. 

“O insight decisivo me veio quando pratiquei a Análise de Script segundo Eric Berne. Ele partiu da constatação de que cada pessoa vive de acordo com determinado padrão. Esse padrão pode ser encontrado em histórias como contos de fadas, romances, filmes, etc., que impressionaram essa pessoa.” Bert Hellinger

Em 1979, estudou a hipnoterapia de Milton Erickson, TCI (interação centrada no tema) de Ruth Cohn, PNL e análise bioenergética. 


Convidamos você para essa experiência vivencial das Constelações Familiares de Bert Hellinger. Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre a Imersão Heinzen e Silva.


O encontro com as Constelações

Em 1990, durante um seminário em que se apresentou como psicólogo, Hellinger entrou em contato com Thea Louise Schönfelder, que na mesma ocasião apresentava sua nova abordagem: a Constelação Familiar.

“Ela trabalhou de forma muito marcante que eu já entendia melhor, se bem que ainda não completamente. Então, quando estava escrevendo uma conferência sobre culpa e inocência nos sistemas, ocorreu-me de repente que existe algo que se pode chamar de “ordem de origem”, isto é, precedência do que é anterior num sistema sobre o que é posterior.” Bert Hellinger


Hellinger pesquisou e aprofundou seus estudos e iniciou pequenos grupos de Constelação Familiar. Em 1992, em Garmisch-Paterkirchen, mais de 300 pessoas mostraram interesse nesta abordagem, e a partir desse momento, ele passou a trabalhar com grupos maiores e com constelação familiar.

 
Bert Hellinger atendendo
 

Em 1995, lança o primeiro livro, “A simetria Oculta do amor”, editado por Gunthard Weber. Neste trabalho, Hellinger formula pela primeira vez as 3 leis da vida, que ele chamou de ordens do amor e da ajuda. 

Em 2003, já divorciado, Hellinger se casa com Sophie. Juntos, fundaram a HellingerSchulle. 

Em 2004, Hellinger recebe o Nobel alternativo de Medicina Integrativa.

Hellinger Sciencia

Em 2005, estabeleceu-se a HellingerSciencia, com aplicação dos conhecimentos sistêmicos em diversas áreas da vida, como pedagogia, saúde, política, entre muitos outros. 

Em 2008, foi condecorado Doutor Honoris Causis em Medicina integrativa, recebendo um prêmio no mesmo ano em Nova Iorque pela sua contribuição através dos conhecimentos da Constelação Familiar. 

 
Bert Hllinger
 

“O aspecto mais importante foi reconhecer que o amor atua por trás de todos os comportamentos, por mais estranhos que nos pareçam, e também de todos os sintomas de uma pessoa. Por esse motivo, é fundamental na terapia que encontremos o ponto onde se concentra o amor. Então chegamos à raiz, onde se encontra também o caminho para a solução, que sempre passa também pelo amor.” Bert Hellinger


Bert Hellinger escreveu e publicou mais de 108 livros, já tendo sido traduzido para 38 línguas. Lançou seu último livro, uma autobiografia, em 2018 na Alemanha.

Faleceu em 19 de setembro de 2019 aos 93 anos.

"Não seria a tua morte teu último e definitivo nascimento?"

Joan Garriga, em homenagem a Bert Hellinger



De todos nós, que nos beneficiamos do grande conhecimento deixado por ele, nosso muito obrigado e gratidão. Siga em paz, querido professor.

 

Fontes:

  1. Vídeo Retrospectiva Vida e Obra: Bert Hellinger: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jtnu5f0DO0I&t=95s

  2. Página Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bert_Hellinger

  3. Ordens do Amor, Bert Helliger. Editora Cultrix

  4. In the service of live, Bert Hellinger. Hellinger Publications


Navegue no site pelos link abaixo.


Gostaria de Constelar seu tema?

Entre em contato pelo formulário abaixo ou pelo telefone (48) 99936.8221.

Nome *
Nome
DDD+número