A SE© - Experiência Somática é uma forma de terapia direcionada para a cura do trauma. Estudada e desenvolvida há quase 40 anos pelo americano Peter Levine, PhD em biofísica médica e psicologia , ela surgiu da observação de animais selvagens e sua grande imunidade ao desenvolvimento do trauma.

Os animais passam por situações de risco (e potencialmente traumáticas) todos os dias. Porém, eles possuem a capacidade de liberar a energia logo que o risco desaparece, de forma instintiva. O nosso corpo possui esta mesma capacidade, mas por muitas razões que nos diferenciam dos animais, temos um pouco mais de dificuldade de liberar essas energias sozinhos.

O trauma

Na visão da SE©-Experiência Somática, um trauma pode se apresentar numa grande variedade de experiências e está mais ligado à pessoa do que o acontecimento em si. Isso porque para esta terapia, o trauma é tudo aquilo que aconteceu rápido demais, ou foi forte demais, ou aconteceu cedo demais. O que pode ser para uma pessoa um acontecimento normal, para outra pode vir a ser um evento traumatizante.

“O trauma é uma resposta do sistema nervoso e não tem origem no evento. O trauma está no sistema nervoso e não no evento.” Peter Levine

De forma simplificada, o trauma no corpo acontece quando nosso sistema nervoso simpático (SNS), em uma situação de risco, se prepara para a necessidade de defesa. Em um sistema saudável, o sistema nervoso parassimpático (SNP) auxilia o esvaziamento dessa energia após o fim da situação de risco.

Em pessoas com trauma, o parassimpático por algum motivo não pode exercer sua função corretamente. Isso causa um acúmulo de energia direcionada para as ações de defesa que não são liberadas após o acontecimento. E que seguem sobrecarregando o sistema, impedindo uma vida com qualidade.

A forma de trabalho

A SE© - Experiência Somática é um trabalho feito entre o terapeuta e o cliente, onde através da percepção corporal o cliente consegue entrar em contato com a energia que está presa na ativação e permitir que ela seja liberada, aliviando o sistema e retornando para o seu estado saudável.

Um sistema está em equilíbrio quando:

  • Estamos descontraídos e relaxados;

  • O corpo e seus sentidos estão relaxados, porém alertas;

  • A pessoa tem uma boa percepção de seus sistemas corporais;

  • As respostas pessoais são flexíveis e resilientes;

  • A pessoa pode exercer sua capacidade emocional de forma estável;

  • A pessoa consegue perceber que tem escolhas e opções;

  • A pessoa tem a disponibilidade para relacionamentos saudáveis.

Este são também o objetivo final desta terapia. Restaurar no corpo a capacidade de se auto-regular.


Livros sobre a SE© - Experiência Somática

O despertar do tigre - Curando o trauma (Peter Levine com Ann Frederick)

Uma voz sem palavras - Como o corpo libera o trauma e restaura o bem-estar (Peter Levine)


Gostaria de tirar alguma dúvida?

Utilize o formulário abaixo e fale conosco.

Nome *
Nome
DDD+número


 

Serviço oferecido por

João Januário da Silva Neto